Akismet

Se você gerencia o seu blog através da plataforma WordPress e possui um banco de comentários, é imprescindível instalar um plugin de proteção contra spam e conteúdo mal-intencionado. Hoje, você aprenderá a instalar e configurar o Akismet, um dos plugins mais famosos e utilizados para esse fim.

Navegação

Como funciona o Akismet?

O Akismet gerencia o banco de comentários do WordPress, identificando spam através de comparações com um banco de dados global. Entre algumas das funcionalidades, estão a verificação automática de todos os comentários e a apresentação de um histórico de status para cada um deles.

Configurando o Akismet

Primeiro passo: instalar o Akismet no WordPress

No painel do WordPress, abra o menu "Plugins" e clique em "Adicionar novo".Instalar o Akismet no WordPress é como instalar qualquer outro plugin. É só acessar o painel administrativo do seu site (/wp-admin) e, no menu à esquerda, clicar em “Plugins” e “Adicionar novo”.

Depois, ache o Akismet na lista de plugins e clique em “Ativar”.

Na página de "Plugins", procure pelo Akismet e clique em "Ativar".

Segundo passo: obter uma licença

Se o seu site ou blog é pessoal, não se preocupe: o Akismet fornece uma licença gratuita que garante acesso às funções básicas do plugin. Para empresas, a taxa de uso fica em US$ 5 por mês por site, e há benefícios como estatísticas de uso avançadas e prioridade no atendimento, caso você precise de ajuda da equipe da plataforma. Também há um plano especial para grandes redes, que permite o uso do plugin em um número ilimitado de sites por US$ 50 por mês. Cabe a você avaliar qual o plano que melhor se encaixa na sua estratégia.

Defina qual das licenças do Akismet é a ideal para você.

Para obter uma das opções de licenças, você deve acessar o site do Akismet e clicar em “Activate Akismet”. Depois, é só fazer login com a sua conta do WordPress, escolher a sua licença, realizar o cadastro e obter a chave API, que será utilizada para configurar o Akismet no painel administrativo do seu site.

Copie a chave API do Akismet para validar o plugin no WordPress.

Terceiro passo: ativar a chave do Akismet

É hora de voltar para o painel administrativo do WordPress. No mesmo menu de plugins que utilizamos para instalar o Akismet, clique em “Plugins instalados”, ache o Akismet e clique em “Ativar”.

A página será atualizada e você verá uma caixa verde pedindo que você configure o Akismet. Clique no botão e insira a chave API.

Para configurar o Akismet, acesse o menu "Configurações" no WordPress.

Prontinho! O Akismet já está configurado e você já pode conferir algumas das funcionalidades que ele oferece no painel de controle. Sempre que você desejar acessar essas preferências, clique em “Configurações” no menu à esquerda e depois em “Akismet Anti-Spam”. Se você tiver alguma dúvida sobre como utilizar o Akismet, é só acessar a seção de ajuda do site, onde você pode encontrar mais informações sobre o plugin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a Mateada
acessar